Deusa robô prega em templo budista

Deusa robô prega em templo budista

Máquina com inteligência artificial explica os ensinamentos de Buda no Templo Kodaiji

Um robô com feições humanas foi criado segundo a imagem de Kannon Bodhisattva, a Deusa budista da compaixão. Batizada de "Mindar", ela fez sua primeira pregação sobre o Sutra do Coração, uma escritura importante do budismo.

O jornal Japan Times reporta que os ensinamentos anunciados pelo robô oferecem um caminho para "superar todos os medos, destruir todas as percepções erradas e alcançar o perfeito nirvana".

Enquanto Mindar anunciava a Sutra, legendas em inglês e chinês eram projetadas na parede enquanto a música tocava ao fundo.

O líder do templo Kodaiji, de Kyoto, Tensho Goto, afirmou em uma coletiva de imprensa: "Se uma imagem de Buda falar, os ensinamentos do budismo provavelmente serão mais fáceis de entender. Queremos que muitas pessoas vejam o robô para pensar sobre a essência do budismo".

Mindar, que mede 1,95 metro de altura e pesa 60 quilos, foi construída pela A-Lab Co., com sede em Tóquio. Seu corpo é de alumínio, com silicone usado para moldar o rosto e as mãos.

O robô será revelado ao público dia 8 de março.

Créditos:

Compartilhe na Rede!

Deixe seu comentário!

Nos ajude a manter uma comunidade saudável e vibrante ao reportar qualquer comportamento ilegal ou inapropriado. Denuncie Aqui!